Verde Novo

Projeto de restauração florestal executado pela Associação Ambientalista Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Verde Novo

Temos como objetivo contribuir para a restauração da Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.

O que é o Verde Novo

A Mata Atlântica que cobre as bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia está fortemente ameaçada, restando apenas 4% da mata original*. A devastação das matas, nessa região, tem gerado impactos ambientais drásticos com destaque para os desequilíbrios no ecossistema e para a diminuição da qualidade e quantidade da água.

Uma das soluções para evitar tais impactos ambientais é a restauração florestal voluntária pelos proprietários de terra das duas bacias. Mas, para que isso aconteça, estes proprietários precisam de apoio técnico e de mudas de árvores nativas para a realização do trabalho.

Pensando nisso, a Associação Ambientalista Copaíba, em 2010, lançou o projeto Verde Novo, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com o objetivo de contribuir para a restauração da Mata Atlântica, das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Até hoje o Verde Novo apoiou a restauração florestal de mais de 175 hectares (1.750.000 m2) de áreas. Foram plantadas, em parceria com 170 proprietários de terra da região, mais de 270 mil mudas de árvores. Nessa nova fase, mais 150 mil mudas serão plantadas.

Além da restauração florestal, o trabalho de educação ambiental tanto com os proprietários de terra quanto com os estudantes é de fundamental importância. Já foram sensibilizados mais de 5.000 estudantes, que participaram das atividades do Verde Novo.

Veja quais são as ações do Verde Novo

Doação de mudas de árvores nativas a proprietários de terra;
Orientação aos proprietários durante e após o plantio das mudas;
Acompanhamento das áreas plantadas por um período de dois anos;
Sensibilização ambiental de estudantes moradores das duas bacias hidrográficas;

O Verde Novo já apoiou a restauração de 175 hectares de florestas

Até hoje mais de 250 mil mudas foram plantadas

Mais 150.000 serão plantadas nessa nova fase

Quem pode participar?

Poderão participar do Verde Novo os proprietários de terra situados nas bacias dos Rios do Peixe e Camanducaia dos seguintes municípios: Amparo (SP), Águas de Lindóia (SP), Bueno Brandão (MG), Itapira (SP), Lindóia (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Monte Sião (MG), Munhoz (MG), Pedra Bela (SP), Pinhalzinho (SP), Serra Negra (SP), Socorro (SP) e Toledo (MG).

Os proprietários, interessados em restaurar áreas de suas propriedades poderão receber gratuitamente mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, insumos para o plantio das mudas e apoio técnico antes, durante e depois do plantio das mudas.

Os proprietários devem estar dispostos a plantar voluntariamente, no mínimo, 1.000 mudas em uma área de 0,5 hectares de terra (5 mil metros quadrados) de sua propriedade.

Para isso, os proprietários deverão:

Isolar a área, cercando-a caso haja necessidade (por exemplo: presença de gado);
Preparar a área para o plantio (roçada, coroamento e preparo do solo) e plantar as mudas;
Realizar a manutenção da área plantada pelo menos por dois anos, coroando as mudas, controlando o capim e as formigas cortadeiras.

A doação das mudas não poderá contemplar plantios sob motivação de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs), acordos com promotorias públicas, processos de licenciamento ambiental entre outros termos vinculados ao poder público, originados de Auto de Infração Ambiental.


Como participar

Os proprietários de terra localizados nos municípios de Águas de Lindóia (SP), Amparo (SP), Bueno Brandão (MG), Lindóia (SP), Itapira (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Monte Sião (MG), Munhoz (MG), Pedra Bela (SP), Pinhalzinho (SP), Serra Negra (SP), Socorro (SP), e Toledo (MG) interessados em restaurar áreas de suas propriedades poderão receber o apoio técnico da Copaíba para o plantio e manutenção das mudas.

Para fazer seu cadastro e receber mais informações sobre o apoio à restauração em sua propriedade, clique aqui e preencha o formulário.

Mais de 5 mil estudantes sensibilizados

Todas as escolas públicas da região podem participar

Educação Ambiental

Além da restauração florestal e o apoio aos proprietários de terra das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, outras ações são realizadas com intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação e restauração da Mata Atlântica.

As ações de Educação ambiental são realizadas por meio de Vivências. Os estudantes de escolas públicas, situadas nas Bacias dos Rios do Peixe e Camanducaia, participam de atividades educativas que visam despertar nos estudantes a curiosidade pelas questões ambientais ligadas a sua realidade.

Durante as vivências estudantes têm a oportunidade de acompanhar de perto a rotina dos trabalhos desenvolvidos e as etapas do processo de produção de mudas. Todas as atividades são orientadas e acompanhadas pela educadora ambiental e por biólogas responsáveis pelas ações de restauração florestal e produção de mudas.